segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pontos de Fio e de Bala

Ponto de Fio

Duas medidas de açúcar, para uma de água, como o exemplo do ponto de bala mole. Para testar o ponto de fio mergulhe uma colher na calda. Levante a colher e incline-a para que a calda caia lentamente na panela. A calda estará no ponto de fio quando, depois de cair, se formar um fio esvoaçante.

Ponto de Bala Mole

Leve ao fogo uma panela pequena com 2 partes de açúcar para 1 de água fria, isto é, se você usar 2 xícaras (chá) de açúcar, adicione 1 xícara (chá) de água e cozinhe até fomar uma calda. Para testar o ponto de bala mole, tenha perto do fogão uma pequena vasilha com água fria. Deixe algumas gotas da calda cair na água. A calda estará no ponto de bala mole quando de uma forma de bola, que se desmancha ao ser retirada da água.

Ponto de Bala Dura

Usando a mesma medida anterior, jogue algumas gotas da calda em água fria. A calda deverá fomar uma bola que continuará mantendo sua forma mesmo depois de retirada da água.

Calda Grossa

A calda estará no ponto de calda grossa quando, levantando-a com uma colher, verifica-se que está quase pastosa.

Obs.: Retire a panela do fogo quando fizer o teste da calda para que ela não passe do ponto enquanto estiver testando.
Lembrem-se a medida é a mesma para todas.

Indicações: As caldas são usadas geralmente na preparação de docinhos caramelizados, balas, cremes e também, em molhos para sobremesas.

Um comentário:

  1. Oi,realmente fazer calda para doces tem seus segredinhos.Boas dicas.Bjus e bom fim de semana.

    ResponderExcluir