Eu simplesmente adoro este pão. Faço pães a alguns anos, mas, depois que morei no Rio Grande do Sul, aprendi várias receitas e aprimorei. Amo a culínária gaúcha. Se preferir pode fazer pães menores ou maoires, eu particularmente prefiro os maiores, que corto em fatias hehe. Sendo feito em trança, a massa desfia, e eu confesso se estivesse no Rio Grande do Sul, comeria cada fatia com nata, porque eu adoooro nata humm, que saudade que dá hehehe.
Ingredientes:
- 1 ½ copo de leite morno
- ½ copo de óleo
- 1 a 3 ovos
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- ½ colher (sopa) de sal
- 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
- 1 kg de farinha de trigo sem fermento (separe 125g de trigo e misture todo o fermento)
- 1 gema e pingo de óleo (para pincelar)
Preparo:
Ponha no liquidificador, os cinco primeiros ingredientes, bata um pouco. Coloque em uma vasilha e misture a farinha de trigo que já tá misturada com o fermento.
Depois vá acrescentando o restante da farinha de trigo, passe para uma supefície que possa sovar a massa (em cima do balcão, por exemplo), continue sovando e acrescentado a farinha de trigo até a massa não agarrar mais na mão.
Depois forme uma bola com a massa e cobra com um plástico, deixe descansar até dobrar de tamanho (aproximadamente 1 hora). Então divida a massa e forme os pães e os coloque na fôrma (a que já vai para o forno).
Por exemplo: divida a massa em três parte, e cada parte em mais três faça uns rolinhos e logo após a trança. Depois de crescidos por volta de uma hora, cobertos com um pano, acenda o forno e pincele a gema com um pingo de óleo. Com o forno já quente, ponha os pães e asse por volta de 30 a 40min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário